Ao iniciar a pratica de corrida deve-se começar sempre com níveis de treinos baixos para que haja adaptação do organismo visando melhora do condicionamento físico e é importante saber que existem três fases básicas de treino, são elas: a adaptação, o condicionamento e o aperfeiçoamento.
Os treinos, normalmente são iniciados com uma caminhada leve e à medida que a pessoa (corredor) evolui, a caminhada passa a ser mais acentuada até virar um trote leve e assim sucessivamente.
Uma importante dica é que quando o corredor sentir que evoluiu em termos de condicionamento físico, poderá começar a manter um ritmo um pouco mais elevado de treinos.
Neste momento é quando o corredor está evoluindo da fase de adaptação para a fase de condicionamento.
Algumas pessoas entendem que a corrida precisa de um esforço bastante grande para gerar bons resultados e diante disso surgem muitas dúvidas quanto ao ritmo de corrida e isto é muito relativo.
O trote, em termos de esforço para um corredor iniciante tem praticamente a mesma intensidade da sua corrida de fato, uma vez que, ainda precisa adquirir mais condicionamento e aperfeiçoar suas técnicas de corrida.
É ai que sugiro que no início o ideal é fazer caminhadas intercaladas com trotes leves e para facilitar segue abaixo dicas de treinos iniciais:
- Fazer caminhada leve de 1 minuto e após, aumentar um pouco a velocidade da caminhada e fazer isso a cada 1 minuto até que consiga manter uma marcha de trote leve e esteja se sentindo bem;
- Iniciar com 2 minutos de caminhada e após, 1 minuto de trote intercalado, por aproximadamente 15 minutos – a partir deste treino o seu corpo se acostumará com o estímulo e renderá melhor durante os treinos futuros.
Após os treinos iniciais citados acima, o corredor poderá aumentar o tempo de treino à medida que for sentindo que seu corpo está mais adequado.
Esta fase é chamada de condicionamento para corrida.
Em seguida virá a fase de aperfeiçoamento, onde o corredor irá começar a dosar seu ritmo conforme seu nível de condicionamento físico e procurará melhorar sua técnica de corrida e buscar melhores resultados conforme for seu comprometimento e objetivos.
Desde o início dos treinos até a fase de aperfeiçoamento é muito importante procurar apoio de profissionais habilitados para saber se as técnicas estão adequadas de modo a melhorar o desempenho do corredor.
O grande diferencial da corrida é que o iniciante desta prática poderá bater seus records gradualmente, iniciando com as caminhadas, depois com os trotes até conseguir percorrer corridas de maior expressão.
DOUGLAS TESSARO
CREF 021608-G/PR
Um comentário em “Trote: estou aquecendo ou já estou correndo?”
Muito bom Douglas, vamos trocando idéias e compartilhando informações…Parabéns