O treinamento funcional é um método que integra diversas capacidades físicas. O objetivo desse método é deixar o indivíduo apto para o dia a dia, fazendo com que realize suas atividades diárias com mais autonomia, segurança e qualidade de vida.
Ao longo dos anos, tem-se observado que a expectativa de vida está aumentando, mas sabe-se também que o processo de envelhecimento traz muitas mudanças. A pergunta que fica é: como você quer chegar lá na frente? Como estará sua qualidade de vida daqui a 10, 20 ou 30 anos?
Sabe-se que, para ter uma vida longeva, com mais qualidade de vida, o exercício físico é indispensável e o treinamento funcional é uma ótima ferramenta para auxiliar nesse processo. O treinamento funcional desenvolve e aprimora várias capacidades físicas que o idoso vai perdendo ao longo do processo de envelhecimento, tais como força, velocidade, resistência, coordenação, equilíbrio, flexibilidade e agilidade. Além disso, melhora a disposição para as atividades do dia-a-dia, e também a aptidão para atividades físicas e laborais.
Além desses benefícios, é válido reforçar também a importância da integração com outras pessoas, do contato e convívio social. Isso também o treinamento funcional pode oferecer, já que é possível trabalhar em grupo, respeitando é claro o objetivo e as limitações de cada aluno. Por isso a importância de trabalhar com grupos pequenos.
Para finalizar, é fundamental lembrar que o treinamento funcional pode ajudar na prevenção de doenças, prevenção de acidentes, uma vez que deixa o indivíduo mais forte e com mais autonomia, auxiliando na busca por uma vida muito mais longeva e com mais saúde e qualidade de vida.
Procure um profissional de Educação Física capacitado para te auxiliar nessa trajetória!
ANA CARLA RIBEIRO
CREF 025241G/PR