Existem diversas empresas relacionadas ao mundo estético oferecendo no mercado programas de emagrecimento rápido.
Em paralelo, há muitas pessoas já cansadas de tentativas para emagrecer tendem a buscar estes métodos que, por um tempo podem dar resultado, porém, futuramente podem gerar ainda mais frustração.
Estes programas não são baratos, mas o fato de oferecerem suaves parcelas e também comodidade, fazem com que muitas pessoas acreditem que irão resolver seu problema com o excesso de peso e estética de forma rápida (10 dias, 15 dias, 1 mês ou em até 3 meses).
Programas de emagrecimento rápido geralmente estão aliados à dietas restritivas que podem causar deficiência de vitaminas e minerais no corpo do indivíduo, ocasionando outros problemas relacionados a sua saúde.
Ainda, a alimentação saudável deve fornecer água, carboidratos, proteínas, vitaminas, minerais e fibras, que são essenciais ao funcionamento do organismo.
Atividade física para obesos também precisa ser cautelosa, pois, ao invés de auxiliar pode vir a causar lesões e até mesmo desmotivar a pessoa que está tentando mudar seu estilo de vida.
Nosso corpo é muito inteligente e qualquer situação exagerada como “dietas severamente restritivas” e “treinos pesados” em um curto espaço de tempo são entendidos como “situações de perigo”, então, o próprio corpo busca formas de guardar energia, que pode gerar o “acúmulo de gordura”.
Desta forma, a balança e a estética podem até te mostrar resultados que te animem, porém, é preciso estar atento ao percentual de gordura visceral e a perda mínima de massa magra.
Estes são fatores mais importantes do que o número que a balança está te mostrando!
A mudança do estilo de vida
Além dos fatores alimentação e movimento é preciso estar atento ainda aos fatores psicológicos, que podem estar dificultando todo o processo.
Então, o desafio que lançamos neste texto é refletir sobre:
“Se passamos tanto tempo com sobrepeso, por que é necessário de uma hora para outra emagrecer para todo o sempre? ”.
Existem diversos métodos que podem auxiliar na perda de peso e consequentemente na melhoria da sua autoestima, mas todas elas estarão relacionadas a “mudança no estilo de vida”.
Isto irá exigir de você acompanhamento com alguns especialistas para que, assim, você possa emagrecer com saúde e visando longevidade.
Outro ponto importante é ter muita atenção com a comparação entre uma pessoa e outra.
Nenhum programa de emagrecimento deve ser igual para todos, visto que o metabolismo de uma pessoa também não é igual à do outro.
O fato é que, se alguém já lhe vendeu, ou está tentando te vender um programa que seja fácil e com tudo pronto para você emagrecer, desconfie!
Mas afinal, por onde começar?
Em casos de obesidade, para emagrecer de forma saudável, é necessário primeiramente analisar diversos fatores químicos que compõe o seu metabolismo.
Para isso, você poderá contar com o apoio de um médico da sua confiança que irá solicitar diversos exames para te orientar sobre o começo de uma vida mais saudável.
Após este primeiro passo, será preciso alinhar uma reeducação alimentar.
E não estamos falando de dietas restritivas ou de comidas prontas todos os dias e horários, isto porque, na reeducação alimentar o nutricionista poderá te auxiliar desde a orientação na compra dos alimentos, quais são mais nutritivos para o seu estilo de vida e necessidade.
Também orientando quanto aos horários e porções, até mesmo com a orientação de receitas e de como se organizar para aprender a fazer e a comer de forma mais saudável e regrada.
Este é um ponto muito importante. Porque quando “ganhamos a comida pronta”, não aprendemos a nos organizar com nossas marmitas para o trabalho ou para a rotina corrida do mundo moderno.
Então, tendemos a comprar coisas prontas que nem sempre nos ajudarão com a perda de peso.
Gostar de praticar atividade física é importante!
O próximo passo é aprender a gostar de movimento!
Quando falamos de movimento, estamos falando das atividades físicas que vão além dos cuidados da casa e do dia a dia no trabalho.
É preciso procurar a ajuda de um educador físico para te auxiliar a gostar de praticar atividade física e também te ajudar a manter a regularidade nos treinos.
O importante é começar e de nada adianta começar com treinos pesados e depois desistir. Portanto, comece devagar e siga em frente!
O primeiro objetivo é sair do sedentarismo, depois, aos poucos, traçar novos objetivos em prol da sua saúde e qualidade de vida.
Se você quiser, ainda pode complementar tudo isso com o apoio de uma esteticista, que poderá auxiliar com programas voltados para relaxamento, diminuição da flacidez e também das “gordurinhas” localizadas.
Citamos aqui apenas 4 possibilidades que podem te auxiliar a entender como o processo de emagrecimento é complexo, mas super possível com cautela, traçando objetivos a longo prazo e com orientação de profissionais capacitados para te ajudar a mudar o seu estilo de vida, evitando o famoso “efeito sanfona”.
Fique atento aos programas milagrosos que te vendem por aí, opte por demorar um pouco para alcançar seu objetivo, mas chegar lá com saúde e qualidade de vida.
O desafio da jornada é grande, mas você não precisa estar sozinho em tudo isso!
ELISA DENARDI TESSARO