A corrida é uma prática que vem ganhando destaque no Brasil e no mundo.
Isso porque, é uma atividade física que promove saúde e qualidade de vida e basicamente, para correr bastam duas coisas: um tênis e força de vontade.
Pra quem quer deixar o sedentarismo de lado ou ainda complementar com outros tipos de exercícios físicos, a corrida é um excelente esporte.
Mas, antes de colocar o tênis e o short, este post irá lhe dar algumas dicas que poderão lhe ajudar a iniciar na corrida com um pouco mais de conforto.
Como iniciar?
A corrida pode auxiliar no controle da massa corporal, ajudar na manutenção e controle do diabetes e da pressão arterial e auxiliar a reduzir problemas emocionais, uma vez que, ao correr com regularidade o cérebro libera uma substância chamada endorfina, que auxilia a maximizar a sensação de bem estar e alegria.
Muito se fala do impacto da corrida sobre os joelhos, e para minimizar esse impacto é preciso fortalecer, em especial, a musculatura das pernas e utilizar um tênis com bom amortecimento e roupas leves.
É importante que a escolha do tênis para praticar essa atividade esteja de acordo com o tipo de pisada de cada pessoa.
Esta simples escolha irá melhorar a sensação de conforto durante a atividade e também, auxiliará na postura e qualidade da corrida.
Para quem quer começar a correr, o ideal é iniciar em dias alternados, de duas a três vezes por semana e caso seja necessário, intercalar com caminhada.
Assim que se sentir um pouco mais condicionado, deve-se aumentar os dias de treino sem esquecer da importância do repouso.
Quais os benefícios da corrida?
A corrida é uma atividade física que promove melhorias na saúde de quem a pratica de forma regular!
Além de proporcionar a sensação de superação e bem estar a cada quilometro alcançado, por causa da liberação de endorfina no cérebro, correr também pode proporcionar diminuição da gordura corporal, triglicérides, auxilia o corpo a regular a pressão arterial, fortalecimento dos joelhos e das articulações, além de, por ser um exercício aeróbico, auxiliar no emagrecimento.
É válido lembrar que antes da prática da corrida, o ideal é consultar um médico cardiologista e/ou um ortopedista com o propósito de verificar como está a saúde do seu coração e também sua postura, para assim ter noção do impacto desta atividade sobre o seu corpo, e também, consultar um educador físico para auxiliar você a planejar e minimizar erros no seu treinamento diário.
Além de saúde, o que você pode ganhar com a corrida?
Treinar para uma prova de corrida pode ser algo divertido e gratificante, e ao superar seu tempo e chegar ao término da prova, seu sentimento de entusiasmo será ainda mais forte.
Para se preparar para uma corrida, é necessário treinar com regularidade e se dedicar, criando uma estratégia de corrida.
Desenvolver um cronograma de treinos é muito importante e procurar um apoio para auxiliar nestes cronogramas é uma boa forma de se desenvolver nesta atividade física.
Pode ser um grupo de corrida e/ou um profissional da área da educação física, pois este, poderá prever estratégias personalizadas nos seus objetivos, procurando prescrever treinos focados em ritmo, força, tempo e até mesmo na postura, sem deixar de lado as especificidades de cada corredor ou iniciante.
Aproveite a corrida para cuidar do seu corpo e da sua mente.
Hábitos como fumar prejudica sua respiração.
Beba bastante água, a hidratação é fundamental. Mantenha uma alimentação saudável e descanse também!
A partir destas dicas e algumas semanas de treino, você sentirá uma enorme mudança no seu corpo e no seu emocional, além é claro, de consequentemente, melhorar sua qualidade de vida.
Acredite e comece já!
DOUGLAS TESSARO
CREF 021608-G/PR