10/03/2016

Os corredores de rua, sejam eles profissionais ou amadores, estão cientes da importância dos cuidados com a saúde e com a cautela em treinamentos e alongamentos para tentar evitar lesões que venham a dificultar a continuidade desta prática esportiva.

Para tanto, é importante conhecer as causas das lesões mais comuns e considerar que este artigo não irá apontar todos os tipos de lesões, mas sim, as mais comuns, então, acompanhem os itens abaixo e aproveitem para refletir sobre a sua prática esportiva, afinal, buscar o conhecimento também é uma forma de prevenção!

Condromalácia patelar

É uma lesão relacionada com o atrito excessivo entre a patela e a extremidade do fêmur, o osso da parte superior da perna.

Quando os ossos se ajustam de maneira adequada, a patela se move suavemente dentro de uma depressão na extremidade inferior do fêmur.

No entanto ocasionalmente o ajustamento é incorreto, e ao invés de ficar totalmente dentro da cavidade a que pertence à patela, fica raspando em uma de suas extremidades onde se esse atrito for prolongado vai acabar desgastando uma parte da cartilagem da patela.

condromalacia

Fascite plantar

É uma inflamação da fáscia plantar ou em sua inserção na tuberosidade medial do calcâneo que envolve micro lacerações ou ruptura parcial das fibras fasciais. A

contece geralmente nas cargas repetidas (repetição de mesmo movimento), nas quais as forças compressivas achatam o arco longitudinal do pé, pode vir a aparecer por excesso de treino, treinos em terrenos muito duros, sobrepeso ou ter o pé chato.

fascite

Tendinite no tendão de Aquiles

Inflamação no tendão que liga o músculo da panturrilha ao calcanhar, normalmente o que leva a ocasionar esta lesão é falta de repouso entre os treinos, aumento exagerado no volume ou intensidade do treinamento, excesso de peso, falta de fortalecimento ou de alongamento na musculatura dos membros inferiores, pronação ou supinação excessiva durante a corrida.

tendinite

Periostite de esforço

Ocorre na parte anterior da perna, entre a tíbia e o músculo sóleo, é uma inflamação do periósteo, que é uma membrana que recobre o osso por ação do músculo sóleo que, ao contrair-se acaba forçando o periósteo da tíbia.

periostite

Distensão muscular

É o rompimento das fibras musculares, onde acontece um “alongamento” das fibras dos músculos além dos limites normais, ocorre principalmente na panturrilha e nos músculos posteriores da coxa.

A sobrecarga nas atividades de alta intensidade, fadiga muscular, falta de flexibilidade (alongamentos), desequilíbrio de força muscular, postura incorreta durante a corrida são algumas das causas que podem acarretar esta lesão.

distensao

Fraturas por estresse

Normalmente é uma pequena alteração na estrutura óssea causada pelo esforço.

O diagnóstico é difícil, porque as fraturas de estresse nem sempre aparecem nas radiografias, são mais comuns em ossos que suportam o peso corporal, especialmente os membros inferiores.

Normalmente, em corredores, acontecem na tíbia, seguida dos metacarpos.

stress

Agora que você já conhece algumas lesões bastante comuns em corredores é importante observar que a maioria delas está relacionada aos mesmos erros, que envolvem a sobrecarga de treinamento, falta de orientação técnica, aumento grande de volume de treino, sobrepeso ou o uso de equipamentos e locais de treino inapropriados para a pratica de corrida.

Desta forma, reforço a importância de organizar um planejamento de treino, buscar aprimoramento técnico de qualidade, pois assim estará trabalhando não apenas com resultados e avanços no tempo da corrida, mas também para a manutenção da vida saudável de seu corpo.

Respeite seus limites e saiba interpretar os sinais que seu corpo está lhe dando. N

ão negligencie seu descanso e mantenha também uma boa alimentação, uma vez que, esses são fatores primordiais que com certeza melhorarão a sua qualidade de vida enquanto atleta!

 

Quer melhorar seu desempenho na corrida de rua? Conheça a assessoria para corredores do Studio Douglas Tessaro.

 

DOUGLAS TESSARO

CREF 021608-G/PR

cta-assessoria-corrida

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *