09/09/2019

Você já ouviu falar em exercícios isométricos? De uma forma bem simples, isometria seria uma técnica de treino em que você mantém seu corpo parado em determinada posição, por um determinado tempo, aplicando força no mesmo.

Esses exercícios estão sendo muito usados em treinamentos funcionais e também na musculação.

Mas para que eles servem, exatamente?

Trata-se de um excelente estilo de treino para prevenção e recuperação de lesão, auxiliando no fortalecimento de tendões, articulações e também auxilia na melhoria da força.

Os exercícios isométricos podem ser aplicados com ajuda de aparelhos, como o TRX, plataformas de equilíbrio, elásticos, ou somente com o peso do corpo.

Um exemplo de exercício que abrange vários leques é o agachamento em cima de uma plataforma de equilíbrio.

Ele irá trabalhar o equilíbrio e fazer isometria aplicando força nos músculos estabilizadores da perna.

Desta forma, haverá o fortalecimento do quadríceps, dos isquiotibiais e também do tornozelo.

É válido ressaltar que por se tratar de um exercício que abrange dois ou mais objetivos, pode ser chamado de funcional e assim conseguimos fortalecer de forma integrada o corpo como um todo.

Um outro benefício que é válido reforçar é o cuidado e a prevenção das articulações.

Se um aluno não está acostumando a fazer tal exercício ou nunca fez o mesmo, ele pode iniciar sem carga para aprender o movimento certo fazendo em isometria.

Ainda, se esse aluno está vindo de uma recuperação de lesão para retomar o fortalecimento muscular, para que não prejudique as articulações, poderá realizar o exercício no aparelho e fazer de forma isométrica, prevenindo nova lesão dos tendões e ligamentos.

Muitos adeptos desses tipos de treino são atletas profissionais ou amadores, justamente por auxiliar na prevenção de lesões, visto que a carga de treino dos mesmos é elevada.

Como são exercícios estabilizadores, eles praticamente anulam os riscos nas suas aplicações.

Muitos estudiosos e profissionais renomados da educação física recomendam e alegam que exercícios isométricos são mais eficazes que outros tipos de exercícios, pois a isometria diminui a sobrecarga articular.

A partir das considerações acima, acredito ser um modo de trabalho que auxilia muito no dia a dia do profissional de educação física e de seus alunos/clientes.

Trabalhando de forma conjunta a isometria e a força, com certeza os resultados serão mais efetivos para ambos.

José Henrique de Oliveira

CREF / PR 29196-G / PR

Benefícios dos exercícios isométricos

 

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *