08/10/2020

Você já parou para pensar que brincar com seus filhos pode ajudar a manter os seus corpos mais ativos? 

Estamos vivendo um momento histórico no mundo, pois, com a pandemia do novo coronavírus, estamos frente a números alarmantes relacionados a sobrepeso e obesidade infantil.

Algumas pesquisas evidenciam que o isolamento e o distanciamento social aumentaram o risco de desenvolver obesidade em crianças.

Isso ocorre porque elas estão “presas” em casa e muitas vezes recorrem excessivamente a jogos digitais, assistem mais televisão e fazem suas aulas online. Como resultado, diminuem consideravelmente o movimento diário e as atividades físicas que antes praticavam.

Além disso, a mudança de rotina na vida das famílias ocasionou situações de estresse e também de insegurança com o futuro, aumentando os riscos de desenvolver ansiedade e compulsões alimentares. 

Diante deste cenário, acompanhe abaixo cinco brincadeiras para que pais e filhos possam se cuidar juntos, movimentando-se. Além de tornar a vida mais ativa, elas vão aproximar mais e melhorar a relação entre pais e filhos.

  • Pular corda: Que tal fazer uma competição para ver quem pula mais? Pais e filhos podem brincar juntos e gastar bastante energia!

Atividade física e brincadeira | Studio Douglas Tessaro

  • Morto ou Vivo: Essa brincadeira, em que um canta as palavras “Morto” (agachado) ou “Vivo” (em pé), pode ser uma atividade simples e divertida para toda a família brincar. Além de brincar, pais e filhos terão que exercitar a concentração, porque conforme as ordens vão ficando mais rápidas, será necessário maior atenção e agilidade.
  • Amarelinha: O circuito da amarelinha pode ser desenhado com giz no chão e rende muita diversão. Além do movimento, essa brincadeira vai exigir equilíbrio. 

Atividade física e brincadeira | Studio Douglas Tessaro

  • O mestre mandou: Uma das crianças, ou o adulto que participa, é o mestre e vai dar ordens sempre com a frase ‘o mestre mandou’ antes de cada ordem. Quem não conseguir realizar a tarefa precisa “pagar uma prenda” para os demais. Esta brincadeira é ótima para estimular a criatividade e o movimento das mais diferentes formas e pode ser realizada em espaços pequenos ou grandes.
  • Batatinha frita: Esta brincadeira antiga tem graça se for feita com, no mínimo, três pessoas. Um dos participantes será o líder e ficará de costas para os demais, a uma boa distância. Quem está de costas deverá dizer bem alto ¨batatinha frita um, dois, três¨ e virar-se. Os participantes que estavam atrás devem parar imediatamente quando a frase terminar. Quem for ‘pego’ ainda se mexendo quando o líder virar, volta para o começo. Ganha o jogo quem conseguir chegar mais rápido no lugar onde está o líder. Essa brincadeira precisa de espaço e pode gerar uma correria saudável, com muito gasto de energia!

Vamos lá! Que tal começar a planejar as brincadeiras acima e ainda inventar muitas outras para deixar a vida mais divertida e ativa em família?

 

ELISA DENARDI TESSARO


BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO FÍSICO EM PACIENTES COM C NCER

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *