05/09/2017

Hábitos saudáveis, como a prática regular da atividade física, horas de sono, tempo de qualidade para lazer e alimentação balanceada, trazem inúmeros benefícios para a saúde e bem-estar tanto dos os adultos, quanto das crianças.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o índice de obesidade infantil tem crescido significativamente ano após ano e os fatores que contribuem para esse crescente índice são, principalmente, o avanço tecnológico e o uso precoce de aparelhos eletrônico pelas crianças.

Além disso, o aumento do consumo de produtos industrializados e ‘fast foods’ também é um vilão.

Você já pensou sobre isso?

O avanço da tecnologia e a rápida aprendizagem das crianças no mundo virtual com jogos, aplicativos, redes sociais, computadores, celulares e videogames, fazem com que a prática de atividades físicas seja cada dia mais deixada em segundo plano.

Também, a violência contemporânea limita e contribui para a diminuição de algumas práticas esportivas comuns alguns anos atrás.

Dificilmente vemos crianças brincando sozinhas nas ruas, em lugares públicos.

Novos tempos, novos costumes. Nem sempre teremos uma rua tranquila na qual as crianças podem brincar até tarde, sem preocupações.

Essa nova forma de vida aumenta o índice de crianças que brincam se relacionam ainda mais com as tecnologias, dentro de casa ou apartamento.

A importância da atividade física para as crianças vai muito além de estética e beleza.

A prática contribui no auxílio ao crescimento físico saudável, no desenvolvimento motor, na socialização, no desenvolvimento da autoestima e contribui também para diminuição de índices de ansiedade, em aprender a lidar com possíveis fracassos, melhorando a concentração e o foco para outras atividades, como as escolares.

Dessa forma, pode-se dizer que a prática da atividade física na infância contribui para desenvolver jovens e adultos mais conscientes sobre o equilíbrio entre o corpo e da mente, sendo mais dispostos, mais seguros e consequentemente mais resilientes.

Acreditem! Crianças que praticam atividades físicas são mais felizes e ativas.

Os cuidados com esses hábitos precisa iniciar muito cedo, ainda nos primeiros anos de vida, de modo que desde a infância a criança seja motivada a desenvolver um estilo de vida mais saudável.

Vale lembrar que a prática de atividades esportivas não precisa ser chata ou tediosa para os pequenos.

Eles brincam, se divertem, conhecem novos amigos enquanto praticam uma atividade.

Crianças que não tem como hábito diário a prática da atividade física tendem a se tornar pessoas sedentárias.

Os pais, enquanto primeiros educadores e exemplos, possuem papel fundamental no incentivo e apoio a elas. Incentive os pequenos!

Funcional-Kids-CTA

 

Autor: Wagner Alex Ramalho. 

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *