06/11/2015

Ao contrário do que a grande maioria pensa o alongamento não deve ser feito somente antes da prática de atividades físicas, uma vez que possui muitos benefícios e é recomendado fazer alongamentos ao longo do dia e com frequência.

Dentre os benefícios do alongamento pode-se citar a ativação das células corporais, que normalmente ficam inativas principalmente em pessoas que passam muitas horas paradas, também, melhora a circulação sanguínea, aumenta a oxigenação da musculatura, reduz a tensão do dia a dia e de desconfortos musculares.

Pode-se dizer que uma das principais funções do alongamento é aumentar a amplitude dos movimentos corporais de cada indivíduo, e por mais que o alongamento pareça ser simples é importante que ele seja trabalhado com muita cautela para não haver efeito reverso, uma vez que, se o alongamento for feito de modo incorreto poderá causar estiramento ou ruptura de fibra muscular.

Desta forma, é válido levar em consideração alguns cuidados na hora de alongar, então, acompanhe abaixo algumas dicas importantes para o alongamento:

  1. Inicie sempre aos poucos e respeite os sinais que o corpo dará;
  2. Tente manter cada alongamento por aproximadamente 15 a 30 segundos;
  3. Quando finalizar um alongamento sempre retorne lentamente a posição inicial.
  4. Tente respirar o mais natural possível e evite bloquear a respiração para não elevar a pressão arterial e se sentir mal;
  5. Aproveite o momento do alongamento para relaxar e para esquecer das preocupações diárias (trabalho, família, escola).

Agora que você já sabe a importância do alongamento e algumas dicas básicas para realizar o mesmo, poderá iniciar alongamentos breves durante o intervalo do trabalho, em viagens, enquanto assiste TV ou em outros momentos que julgar pertinente e a partir disso sentirá resultados positivos com um corpo mais relaxado e com mais disposição para as atividades diárias.

Continue acompanhando os posts, em breve postarei exemplos de alongamentos para diversos grupos musculares.

 

DOUGLAS TESSARO

CREF 021608-G/PR

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *