Ao dar os primeiros passos e quando começar a aumentar o tempo de corrida ou aumentar a intensidade da corrida, muitos iniciantes começam a se frustrar, porque cansam com facilidade ou ficam ofegantes, saiba que isso é normal.
Quando se inicia os treinos a respiração fica pesada porque o nosso corpo não está acostumado a trabalhar com o batimento cardíaco neste nível e consequentemente a fadiga logo vem em seguida.
Isso evidencia que o corpo pode ser treinado e deve ser acostumado com o treinamento até que se obtenha evolução e alcance resistência e bom rendimento dentro de suas limitações. S
endo assim, acompanhe abaixo algumas dicas e maneiras de diminuir a sensação de cansaço e fazer com que a respiração fique mais controlada.
Primeiramente deve-se iniciar a caminhar/correr em um ritmo em que seu corpo esteja adequado a ele, pois não adianta você iniciar querendo correr muito forte, pois ainda não estará preparado para isso, aos poucos você vai começar a se sentir melhor e ai sim deve começar a aumentar distâncias ou velocidade de corrida.
A respiração é de suma importância para alcançar bom rendimento durante treinos e competições.
A forma com que você inspira e expira o ar pode influenciar muito em seus objetivos.
A respiração mais indicada, principalmente para iniciantes, é inspirar pelo nariz e soltar o ar pela boca, assim irá minimizar a sensação de boca seca, muito comum em estágios iniciais de corrida.
Os estágios de inspiração e expiração devem ser praticamente iguais, pois assim facilitará a adaptação do corpo com os estágios citados.
Também, é importante verificar sua postura durante a corrida e tentar manter o tronco ereto, pois, uma vez que você começar a flexionar a coluna durante a corrida estará dificultando sua respiração e postura.
Cuide também dos seus braços, que para muitos pode ser uma coisa inútil, mas, pode-se dizer que com o auxílio dos mesmos você poderá facilitar o trabalho das pernas diminuindo sua sobrecarga.
Por fim, é de suma importância fortalecer os músculos que vão dar a sustentação em momentos cruciais de treinos e corridas, como o diafragma, o abdômen e a panturrilha.
Por mais difícil e complexo que pareça, acredite e você conseguirá, basta ter cautela e respeitar seus limites e sinais que o seu corpo mostrar.
DOUGLAS TESSARO
CREF 021608-G/PR
2 Comentários em “Como minimizar o cansaço e ficar menos ofegante em suas corridas”
parabéns Douglas ótima matéria
Vou tentar respirar melhor kkkk