Quando pensamos em iniciar uma prática esportiva a vontade que nos impulsiona é bastante grande, de tal forma que, se não planejarmos e nos prepararmos de forma cautelosa e organizada poderão aparecer dores e lesões, o que poderá ocasionar a desistência da prática com facilidade.
Como o nosso objetivo é o incentivo da prática de atividades físicas para que ela traga resultados positivos para a sua saúde e qualidade de vida, acompanhe abaixo quais são os erros mais comuns e procure não cometê-los:
1) Não ter objetivos para o treino ou ter objetivos quase impossíveis
Começar a treinar sem um objetivo, não é o indicado a ser feito, pois, se você quer emagrecer, ganhar massa muscular, melhorar sua flexibilidade e não tem certeza de como fazer isso, procure uma pessoa qualificada da área da educação física para que ela te oriente a como alcançar seus objetivos.
É importante traçar objetivos possíveis e iniciar as atividades de forma mais lenta e de curto prazo, para que o treinamento se torne efetivo sem danificar a sua saúde.
2) Resultados imediatos
Os resultados são relativos e variam muito de pessoa para pessoa, mas o que devemos entender é que para começar a ter resultado visível deve-se buscar um trabalho de treinos de mais ou menos de 3 a 6 meses contínuos.
Dito isso, nada de sair correndo e treinando igual um doído, maluco para ter resultados.
Procure ter determinação e paciência, pois assim, com certeza os resultados vão aparecer de forma saudável e você irá se sentir muito bem.
3) Exagero na quantidade de treino
Realizar exercícios muito intensos e pesados durante muito tempo e cotidianamente nem sempre quer dizer que você está tendo qualidade no seu treinamento.
Quando começar, deve sempre planejar os treinos de forma progressiva e ir aumentando aos poucos as cargas e repetições, conforme o seu corpo for conseguindo aceitar esses estímulos.
4) Realizar exercícios sem acompanhamento de um profissional qualificado
É normal as pessoas acharem que conseguem fazer exercícios físicos sozinhas, mas é ai que pode estar o grande perigo para a saúde destes indivíduos.
Muitas vezes o exercício feito sem acompanhamento, principalmente para pessoas sedentárias ou que treinam em alto nível, podem acarretar consequências muito graves, ocasionando lesões sérias a partir de uma tentativa de exercício mal orientada.
5) A reeducação alimentar é de suma importância
É comum crianças, jovens e adultos consumirem alimentos prontos (fast-foods), pois, na correria do dia a dia o tempo para preparar a própria alimentação é escasso, mas, para quem está realmente buscando resultados físicos e saudáveis vale a pena dar atenção especial a este tópico!
A reeducação alimentar tem um papel fundamental juntamente com a prática de atividade física, uma não obtém resultados plausíveis sem a outra, portando devem andar sempre lado a lado.
Fique de olho nestas dicas e corra atrás dos seus objetivos: com esses cuidados, aliando atividade física com alimentação regrada e nutritiva você tem tudo para melhorar sua vida de forma global.
Cuide de seu corpo e da sua mente, assim, será fácil estar de bem com a vida!
DOUGLAS TESSARO
CREF 021608-G/PR