O brincar é uma das primeiras atividades que a criança desenvolve para se movimentar e adquirir melhoria na coordenação motora e deve ser constantemente estimulado pelos pais e educadores em geral para que a criança seja ativa fisicamente e consequentemente mais saudável.
Nos últimos anos notamos que as crianças estão trocando as velhas brincadeiras como correr, brincar de se esconder, pular tábua, subir em árvores por brincadeiras mais “modernas” como jogos online no computador, celulares ou tablets, videogames e programas de televisão.
Não que estas brincadeiras aliadas a tecnologias diversas sejam erradas, porém, elas não estimulam por completo o movimento na criança e dependendo da alimentação e de fatores biológicos, esta pode ser uma das causas da obesidade ou sobrepeso na infância e também na adolescência.
Daí a importância do estímulo à atividade física desde a infância.
O incentivo a práticas esportivas como voleibol, futsal, futebol, natação, lutas em geral, ginástica, danças entre outros esportes coletivos ou individuais, é uma forma de estimular a atividade física nas crianças, porém, é importante cuidar para não haver comparações entre elas de modo que a competição seja saudável e não prejudique o desenvolvimento físico e psicológico nas mesmas.
É através destas atividades que as crianças irão além de se movimentar, adquirir resistência física, coordenação motora e melhorar sua qualidade de vida prevenindo a obesidade e possíveis doenças relacionadas ao sobrepeso (diabetes e hipertensão, por exemplo), ela irá também aprender a ganhar e a perder e ter noções básicas da importância do trabalho em equipe.
Existe também muitas dúvidas com relação às crianças fazerem ou não musculação e é importante ressaltar que esta prática não é proibida, porém, deve existir um acompanhamento muito adequado e saber dosar as cargas de treinamentos sem prejudicar o desenvolvimento ósseo e muscular da criança.
Um exemplo para este tipo de atividade ser adequada é ao invés de agachamentos com cargas de peso, brincar de morto vivo estimulando ludicamente o agachamento com o próprio peso do corpo.
O verdadeiro segredo é estimular as crianças a praticarem atividade física brincando, pois, é nesta fase da vida que a mesma irá aprender a gostar da atividade física.
Por fim, acredito que se a criança for bem estimulada e orientada terá maior probabilidade de ser um adulto mais ativo e saudável.
DOUGLAS TESSARO
CREF 021608-G/PR