Não pense que é só calçar o tênis e sair correndo até que seu corpo aguente, antes de mais nada você deve tomar alguns cuidados.
O primeiro passo é fazer um check up com orientação de um médico (cardiologista) e em seguida procurar um profissional de Educação Física especializado que irá fazer uma anamnese para saber seu histórico de atividades físicas e de lesões que você já teve ou não.
Dependendo do tipo de problema que você possa ter, por exemplo a insuficiência cardíaca, problemas em articulações (joelho, tornozelo) o profissional saberá limitar seus níveis e intensidade de treino com relação a corrida.
Depois desta avaliação é hora de pensar e planejar os treinos, quantos treinos serão na semana, qual o tempo a ser treinado e carga de treino (metros, kilometros percorridos, intensidade da corrida).
É de prache sempre iniciar aos poucos e ir aumentando a carga de treino respeitando as suas individualidades, os treinos podem ser feitos em grupo mas não é considerado ideal montar ou cobrar a mesma performance de pessoas distintas, pois cada pessoa vai ter um aproveitamento diferente, um desgaste diferente, uma alimentação diferente, portanto é imprescindível que cada pessoa (treinando em grupo ou não) saiba conhecer seus próprios limites e sinais que o corpo vai dar durante os treinos.
É comum que as pessoas iniciantes na corrida ultrapassem seus limites e comecem a praticar a atividade de forma incoerente e com isso é possível surgir vários problemas como lesões e consequentemente fazer com que a pessoa acabe desistindo desta prática.
Vale salientar que existem algumas diferenças com relação a correr na rua e correr na esteira, pois bem, a esteira pode ser considerada mais prática no sentido de “ajudar você a correr”, sendo assim deixando de trabalhar diversos músculos, já na rua a força tem que ser maior e a ativação dos músculos consequentemente também.
Para escolher o que te satisfaz mais é importante ter as duas vivências (correr na rua e correr na esteira).
Assim que você se identificar com uma das formas de corrida e quiser dar continuidade nesta prática e melhorar a sua performance e a qualidade da mesma, poderá adquirir um tênis de melhor qualidade compatível com sua pisada.
A partir das dicas acima, procure um profissional e comece a correr, pois os benefícios são vários: emagrecimento, fortalecimento, melhoria da qualidade do sono, melhora da auto estima, disposição e energia para atividades diárias.
Com todos estes benefícios a sua saúde irá melhorar significativamente em todos os âmbitos.
DOUGLAS TESSARO
CREF 021608-G/PR
Um comentário em “Vontade de Correr? Dicas para iniciantes”
Pingback: Por que a corrida está entre as atividades físicas preferidas? | Douglas Tessaro