A dor lombar é um problema que atinge grande parte da população, 84% das pessoas sentem dor lombar em algum momento da vida, causando assim uma grande busca aos serviços de saúde.
A dor lombar apresenta um caráter multifatorial, as causas da dor lombar ocorrem a partir de fatores sociodemográficos (idade, sexo, renda e escolaridade), o estado de saúde e estilo de vida (tabagismo, alimentação e sedentarismo) e ocupação (trabalho físico pesado e movimentos repetitivos). (Kreling, 2006).
As causas da lombalgia podem ser relacionadas à problemas musculares ou à problemas na estrutura da coluna. Abaixo, acompanhe alguns exercícios para fortalecer a região lombar e evitar dores:
- Flexão lombar: deitado em decúbito ventral, estenda os braços e as pernas. Erga o tronco e as pernas ao mesmo tempo, retorne lentamente a posição inicial estendida;
- Elevação pélvica: deitado em decúbito dorsal, com os joelhos flexionados e mantendo o pé apoiado ao solo. Eleve o quadril até a amplitude máxima possível e retorne lentamente a posição inicial.
- Prancha isométrica: deitado em decúbito ventral, apoiado sobre os antebraços e as postas dos pés. Contraia o abdômen e permaneça em isometria.
Além do exercício físico para fortalecimento, é muito importante ter uma boa flexibilidade para não ocasionar ainda mais dores na região lombar, então, alongue-se com frequência e procure manter uma boa postura nas atividades do dia a dia.
Rafael Felipe Santos
Cref: PR-033875