A individualidade biológica de cada corredor é muito particular e me arrisco a dizer que é a “impressão digital” de cada um na corrida.
É praticamente impossível encontrar dois corredores com os movimentos iguais e isso não é motivo para preocupação.
Afinal, a corrida deve estimular a naturalidade do corpo em movimento e é preciso observar a postura do corredor para promover melhorias na prática da atividade.
Percebe-se que a maioria dos erros posturais são causados por vícios de movimentos de uma vida toda, outros por desvios posturais de longa data e é fundamental saber que para todos eles existem algumas soluções, que se não forem resolver os problemas, poderão ao menos minimizá-los, seja por meio de exercícios educativos/coordenativos por estímulos da consciência corporal ou também, através da musculação e treinos funcionais específicos para corredores.
Um exemplo é o fortalecimento do abdômen para melhorar a posição do tronco, pois, músculos mais resistentes evitam lesões e protegem o atleta.
O atleta que não faz fortalecimento tende a ter uma vida ativa na corrida mais curta, uma vez que suas articulações e musculatura poderão ser saturadas com maior facilidade.
Veja abaixo alguns erros de postura na corrida mais comuns cometidos pelos corredores:
Colocar muita força na mão
Correr com a mão tensionada, ou seja, fechada com muita força, não é recomendado.
Isso faz com que o atleta gaste energia desnecessariamente e tencione o antebraço e ombros, causando ao término da corrida, dores desagradáveis.
Rotação do tronco – lateral
É quando o atleta balança o tronco de um lado para o outro, com o movimento que se assemelha a um lutador de boxe.
Esse gesto motor é prejudicial ao rendimento, pois o deslocamento na corrida deve ser para frente e não para os lados.
Além disso, a quantidade elevada de repetições deste movimento predispõe a lesões no quadril.
Correr sem movimentar os braços
Os braços devem formar um pêndulo ao lado do corpo.
Quando esses membros não se mexem de maneira harmônica (para frente e para trás), não há um aproveitamento adequado do movimento.
Os braços são fundamentais para auxiliar no equilíbrio e impulsionar o seu desenvolvimento da corrida.
Alinhamento do tronco
A posição “correta” do tronco durante a corrida é mantê-lo levemente inclinado para frente e não totalmente ereto, como normalmente pessoas iniciantes fazem, por muitas vezes ter hábitos errados de postura no cotidiano, como por exemplo a postura no trabalho ou no sofá de casa. São hábitos simples que podem influenciar na prática esportiva.
Ombros projetados para a frente
Algumas pessoas cometem o erro postural de projetar os ombros para frente durante a corrida, fechando o tórax.
Este erro atrapalha o corredor por deixar a região do tórax mais fechada e além de tencionar de forma desnecessária a região do trapézio e ombros, ainda dificulta a captação de oxigênio durante a corrida.
Agora que você já identificou alguns erros comuns, confira abaixo dicas simples para melhorar sua postura na corrida e consequentemente, os movimentos de corrida:
- O tronco deve estar levemente inclinado para a frente, evitando possíveis tensões desnecessárias e facilitando a respiração;
- Ao preparar a próxima passada, os joelhos devem flexionar em pelo menos 90° e os tornozelos/pés devem ser elevados;
- A entrada do pé deve ser feita com a parte média e não com o calcanhar;
- As mãos não devem se manter nem muito fechadas nem excessivamente abertas, importante manter o equilíbrio
- A posição dos braços deve estar em 90° com as mãos passando ao lado da linha da cintura.
Lembre-se ainda de se concentrar do início ao fim no seu treino ou prova, pois, muitas vezes é no momento em que você cansa que tenderá a relaxar e desalinhar o seu corpo, prejudicando o seu rendimento.
Caso perceba que está com dificuldades para colocar em práticas as dicas para melhoria da sua postura na corrida, não hesite em procurar um profissional qualificado para te auxiliar.
Quer correr 5 km em menos de 3 meses? Faça o download da planilha abaixo. É grátis!
DOUGLAS TESSARO
CREF 021608-G/PR